Universidade conquista certificação do Selo Social ODS de 2023

Nesta quinta-feira (30), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou a conquista do Selo Social no ciclo de certificação de 2023, marcando seu compromisso com a sustentabilidade e os ideais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com a apresentação de 17 projetos, a UEM foi reconhecida por sua dedicação aos 13 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, incluindo o destaque para o projeto Logística Reversa e Coleta Seletiva: Aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade da Professora Dra. Sônia Trannin de Mello, pertencente ao Mudi.

O reitor Leandro Vanalli e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento, presidiram a cerimônia de premiação, realizada com distinção no auditório do Sesc Maringá. Juntamente com eles, estiveram os professores Leandro Rechenchosky e Sônia Trannin, representando os coordenadores de projetos, além das bolsistas Camila Alves dos Santos e Thayná Rodrigues Andrean.

A articulação dos esforços da universidade ficou a cargo da coordenadora do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Gislaine Camila Lapasini Leal, e do presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA) e engenheiro ambiental do EPP, Rodrigo Camilo. Eles desempenharam papel crucial na seleção dos projetos, no cadastro na plataforma do Selo Social e na condução das reuniões.

Os ODS conquistados abordaram aspectos fundamentais, destacando-se: Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável (ODS 2); Promoção da Saúde e Bem-Estar (ODS 3); Fomento à Educação de Qualidade (ODS 4); Acesso à Água Potável e Saneamento Básico (ODS 6); Incentivo à Energia Limpa e Acessível (ODS 7); Promoção de Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8); Estímulo à Inovação e Infraestrutura Sustentável (ODS 9); Redução das Desigualdades Sociais (ODS 9); Desenvolvimento de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11); Estímulo ao Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12); Combate à Mudança Climática Global (ODS 13); Promoção da Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16); e Fortalecimento de Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

No total, os projetos apresentados geraram 84 impactos sociais positivos e alcançaram 95.117 pessoas em Maringá, evidenciando o compromisso da UEM com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade, especialmente através do projeto Logística Reversa e Coleta Seletiva: Aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade da Professora Dra. Sônia Trannin de Mello, pertencente ao Mudi.

 

Posts Recomendados

Sem comentários ainda, adicione sua voz abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *